Softwares
Otimização Multidisciplinar e Análise de Incertezas.
Dakota é um software que permite a otimização multidisciplinar multiobjetivo, que pode facilmente ser acoplada a outros softwares, tanto de simulação numérica (CAE) como de geradores de geometria (CAD).
Facilita a exploração paramétrica de modelos a serem simulados, auxiliando a tomada de decisões em projetos, nas validações e verificações, entre outros.
A DNS possui larga experiência no acoplamento do OpenFOAM com softwares livres de CAD por intermédio do Dakota, tendo como finalidade a otimização geométrica de componentes.
Matemática e Estatística
Métodos matemático e estatístico para auxiliar cientistas e engenheiros a avaliar e melhorar a precisão de modelos computacionais.
Multidisciplinary Design Optimization
Uncertainty Quantification
O conjunto de ferramentas Dakota fornece uma interface flexível e extensível entre os códigos de análise e métodos de análise de sistemas iterativos.
Otimização com métodos baseados em gradientes, permitindo encontrar pontos ótimos de desempenho de forma eficiente.
Com amostragem, confiabilidade, expansão estocástica e métodos epistemológicos para garantir robustez aos projetos.
Estimativa de parâmetros não lineares utilizando métodos avançados de mínimos quadrados para calibração de modelos.
"Design of Experiments" (DoE) e métodos de estudo paramétricos para entender a influência das variáveis no sistema.
Case de Teste
Função desenvolvida para testes de problemas 2D de otimização da classe “surrogate-base”. Este exemplo demonstra a capacidade do Dakota em navegar por superfícies de resposta complexas para encontrar o ótimo global.
Dakota é um conjunto de métodos computacionais desenvolvidos para mecânica estrutural, transferência de calor, mecânica dos fluidos e muitos outros campos da engenharia. Pode ser de grande ajuda para compreender os sistemas físicos complexos.
Muitas vezes, é desejável utilizar simulações com protótipos virtuais para obter um projeto aceitável ou otimizado para um determinado sistema. O Dakota visa melhorar a utilidade destes métodos computacionais, permitindo seu uso como ferramentas de concepção.
Dessa forma, ele pode ser utilizado não apenas para simulações pontuais, mas também para a determinação automatizada de melhorias de desempenho do sistema ao longo do ciclo de vida do produto.