Atuações
Simulação de Superfície Livre e Interação Fluido-Estrutura.
O principal uso de CFD na indústria naval é o uso da técnica conhecida como “superfície livre”, que entre outras coisas, permite simular o movimento da água (ondas) e suas consequências nas estruturas físicas, tais como: embarcações, plataformas, barragens, entre outras.
Com essa técnica também é possível avaliar sistemas propulsivos de embarcações, bem como sua flutuabilidade mediante às intempéries (tamanho e frequência de ondas), medindo as cargas devido ao impacto dessas ondas com as estruturas físicas.
Simulação Multifísica
Utilizando-se de modernas técnicas de simulação de escoamento em superfícies livres, a DNS possui expertise em simulação multifísica para análises de estruturas navais.
Nossa equipe aplica métodos avançados para prever comportamentos complexos em embarcações e plataformas offshore, garantindo segurança e otimização de projeto.
Hidrodinâmica
Offshore
VOF é uma das técnicas utilizadas para cálculo de escoamentos dotados de superfície livre (interface gás-líquido). Este método tem-se mostrado muito flexível e eficiente para o tratamento de configurações complexas de fronteira livre.
Uma abordagem para resolver problemas navais utilizando a técnica lagrangeana SPH (Smoothed Particle Hydrodynamics). Ambas as técnicas (VOF e SPH) são avaliadas para escolher o método mais apropriado para a solução de cada problema.
Soluções avançadas para Engenharia Naval